DISJUNTORES

        

        

O que é um disjuntor?

O disjuntor é um dispositivo elétricomecanico que funciona como um interruptor automático.

Isso significa que sua função é proteger o sistema elétrico de possíveis anomalias, em outras palavras ele é feito para interromper o fluxo elétrico em caso de curtos protegendo assim todos os equipamentos elétricos de uma residência.

 

                 INTALAÇÃO DE TOMADAS

Abaixo segue uma ilustração de instalação: 

 

Descrição:

Fios vermelhos: fase (110 volts)

Fio azul: neutro (sem eletricidade)

Fio verde: terra (sem eletricidade)

 

Monatgem:

Para uma tomada de 110 volts é preciso conectar um fio fase (110 volts),o fio neutro (sem eletricidade) e o fio terra (sem eletricidade) , observe que o fio fase e o fio neutro se conectam nas entradas laterais e o fio terra na entrada central da tomada.

Para montar uma tomada de 220 volts  é só usar o mesmo procedimento , o que muda é fio neutro, ou seja, ao invés de por um fio fase se coloca dois fases e não se usa o neutro.

Obs: para uma simples troca nem é necessário ver o esquema acima, pois ao  retirar a tomada da parede será possível ver a disposição dos fios nela conectados e simplesmente  retirar um fio por vez e conecta-lo a nova tomada.

 

TROCA DE INTERRUPTORES

A instalação ou troca de interruptores é também uma tarefa bem simples de se executar, na verdade apenas um fio é usado na conexão do interruptor o outro fio (neutro) é ligado direto no conector da própria lâmpada conforme a ilustração abaixo.

 

 

Descrição :

Fio vermelho: interruptor

Fio azul: lâmpada

Fio verde (terra): na luminária

 

Montagem:

O procedimento para se instalar um interruptor é bem simples, note que o fio neutro (azul) está conectado direto na lâmpada e o fio fase (vermelho) esta conectado ao interruptor, e do interruptor sai um fio ( preto) que é conectado a lâmpada, a isso damos o nome de fechamento de circuito.explicando melhor,o fio fase (vermelho) vem até o interruptor e é conectado a um polo do mesmo e ai do outro polo sai o fio preto que se conecta a lâmpada fechando assim o circuito. Ai toda vez que se quiser ascender a luz basta clicar no botão do interruptor para que ela ascenda e quando clicar novamente ela apaga.

 

Obs: Quando for executar uma simples troca de interruptor basta proceder da mesma forma do exemplo da tomada, retirando o interruptor da parede e retirando um fio por vez e conectando no novo interruptor observando que ele esteja na mesma posição do interruptor antigo.

TROCA DE CHVEIRO

Como todo equipamento elétrico requer certos cuidados ao ser instalado, o chuveiro elétrico, é talvez, o que mais causa receio nas pessoas , por se tratar de um equipamento que funciona em conjunto com a rede hidrauilica, logo o medo de choque almenta exponencialmente.

Porém sua instalação é relativamente simples...

Sua instalação pode ser feita em poucos "passos"

1- Desligue o disjuntor referente ao chuveiro no quadro de força.

    Normalmente essse disjuntor é um duplo de 32 amperes ou de 40 amperes.

    Pode-se tambem optar por desligar o quadro todo na chave geral, garantindo assim o total desligamento do sistema elétrico da casa.

2- Retire o "espelho" da caixa de fiação, para acessar os fios de conexão elétrica.

    Repare que são tres fios, sendo dois fases (110 volts cada) e um terra ( Normalmente de cor verde).

    OBS: Em casas muito antigas é comum ter apenas os dois fios de 110 volts, ou seja falta o aterramento (fio verde).

3- Após a retirada do "espelho"  corte os fios que ligam o chuveiro

    Esse procedimento requer um pequeno cuidado, corte um fio de cada vez e isole a ponta com fita isolante, assim o nivel de segurança fica maior ainda

4- Após cortar os tres fios, ja podemos retirar o chuveiro de sua fixação no cano de aguá , para isso basta "girar" o chuveiro no sentido anti horario.

5- instalando o novo chuveiro...

    5.1- No novo chuveiro verifique se no encaixe de rosca tem um pequeno "anel" dentro do cano, caso tenha retire-o, pois isso é um redutor de fluxo de água.

           OBS: Redutores de água são necessarios apenas quando o fluxo da mesma é forte demais e isso dificulta o aquecimento da água pelo equipamento.

    5.2-  Passe veda rosca no encaixe de rosca do chuveiro e rosqueie o mesmo no cano girando no sentido horario.

           OBS:  verifique que o rosqueamento esta sendo feito sem forçar , se tiver rosqueando com dificuldade é sinal de que esta"ENTRANDO TORTO" , se isso                        estiver acontecendo , retire o equipamento   e comece novamente o processo, é preciso que o rosqueamento seja suave.

     5.3- Após a instalação do chuveiro na rede hidraulica vem a parte mais delicada que é a instalação elétrica.

            OBS: Pegue o "espelho" e passe a fiação do chuveiro por dentro da abertura do mesmo, observe que a fiação tem que passar de fora pra dentro do 

                      "espelho".

      1- Pegue o fio terra do chuveiro ( Normalmente ele tem duas cores verde e amarelo) e conecte ao fio terra do sistema eletrico que esta saindo da caixa de               fios da parede, a conexão é bem simples basta pegar a duas pontas dos fios e torce-las uma na outra bem apertado, apos isso passe a fita isolante bem             apertada também.

      2- Pegue o primeiro fio fase do chuveiro e faça o mesmo procedimento do fio terra, não esquecendo de apertar bem tanto a emenda dos fios quanto a fita               isolante.

      3- Pegue o segundo fio fase e proceda da mesma forma que os dois anteriores.